Av. das Esmeraldas, 2899 - Jardim Tangara, Marília - SP
Email
recepcao@clinicasgarbi.com.br
Fale Conosco
(14) 3433-2423 / (14) 3433-0268 / (14) 98135-4871

Postado em 10/01/2022

Cheguei na menopausa, posso começar a reposição hormonal?

Você já chegou na menopausa e ainda não sabe se deve ou não realizar o tratamento de reposição hormonal? Continue lendo.

A menopausa é uma fase comum e inevitável na vida de todas as mulheres, marcada como o “fim da fase reprodutiva da mulher”, onde há deficiência do estrogênio e o estoque de óvulos liberados desde a puberdade são esgotados e causam diversas transformações (físicas e emocionais).

Com isso, surge a dúvida: "quando iniciar a reposição hormonal?”. A terapia é recomendada para o alívio dos sintomas ocasionados pela deficiência hormonal, e caso seja necessário, deve ser feita logo nos primeiros anos do climatério, idealmente em mulheres abaixo dos 60 anos de idade e com menos de 10 anos de menopausa (período chamado de janela de oportunidade).

Antes da decisão de realizar ou não a reposição hormonal, devemos avaliar os sintomas e seus agravamentos e as possíveis contra indicações (câncer de mama ou endométrio, doenças cardiovasculares, historia de tromboembolismo, doença hepática ativa e sangramento vaginal inexplicado).

 

Realizar a terapia ajuda no combate das ondas de calor (fogachos), sintomas de ressecamento vaginal, problemas urinários, perda de memória e libido, e prevenção de osteoporose e mulheres com risco alto de fratura.
Além disso, quando bem indicada, a reposição pode ter benefícios adicionais como redução de risco cardiovascular, alzheimer e câncer de intestino.
Quando a paciente deseja fazer o tratamento, ela deve conversar com o médico(a) que faz seu acompanhamento, levando em conta os benefícios do tratamento e quaisquer riscos que possa oferecer para a saúde.
Fonte: MINISTÉRIO DA SAÚDE, Secretaria de Atenção à Saúde
Departamento de Ações Programáticas Estratégicas

 

Copyright © 2018 Clinica Sgarbi. Todos os direitos reservados.
RAZÃO SOCIAL: CLINICA SGARBI LTDA - CNPJ: 04.755.159/0001-77

Desenvolvido por

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.

Whats