Av. das Esmeraldas, 2899 - Jardim Tangara, Marília - SP
Email
recepcao@clinicasgarbi.com.br
Fale Conosco
(14) 3433-2423 / (14) 3433-0268 / (14) 98135-4871

Postado em 13/04/2021

Vitamina D: Qual é a sua importância?

 Vitamina D: Qual é a sua importância? 
 
A vitamina D é um pró-hormônio produzida naturalmente pelo organismo através da exposição aos raios solares UVB, sendo essa a principal fonte para os seres humanos e também pode ser obtida em menor quantidade através do consumo de alimentos como peixes gordurosos (atum e salmão), óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo, e cogumelos.
A principal ação da vitamina D é atuar no equilíbrio do cálcio do organismo, auxiliando na absorção do cálcio e fósforo no intestino para permitir um bom funcionamento celular, muscular e contribuir para a saúde dos ossos.
Além disso, alguns estudos têm demonstrado um efeito da vitamina D sobre o sistema imunológico e até na prevenção de alguns tipos de câncer;
 Em casos onde há a carência de vitamina D, a saúde óssea fica comprometida e pode sofrer com diversas complicações, desde o aumento do risco de quedas, fraturas e principalmente osteoporose.
 Para a produção de vitamina D o ideal é realizar a exposição ao sol sem uso de protetor solar em torno de 15 a 20 minutos por dia, com a maior área do corpo exposta.
 O sol do início da manhã e do final da tarde produzem menos vitamina D que o horário de pico, entre 12 e 14 horas. Porém, esse é justamente o horário proibido pelos dermatologistas pelo maior risco de câncer de pele, portanto devemos ter bom senso sempre!
Se tiver dúvidas, converse com seu médico para receber as devidas orientações de acordo com o seu caso.

Copyright © 2018 Clinica Sgarbi. Todos os direitos reservados.
RAZÃO SOCIAL: CLINICA SGARBI LTDA - CNPJ: 04.755.159/0001-77

Desenvolvido por

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.

Whats