Av. das Esmeraldas, 2899 - Jardim Tangara, Marília - SP
Email
recepcao@clinicasgarbi.com.br
Fale Conosco
(14) 3433-2423 / (14) 3433-0268 / (14) 98135-4871

Postado em 06/04/2021

Distúrbios da menstruação

No ano seguinte e até dois anos após a menarca (1ª menstruação) há um amadurecimento dos órgãos que controlam o ciclo menstrual e a ovulação. São eles: hipotálamo, hipófise e ovários. Nesse período, a irregularidade menstrual pode ser aceita. 
 
No entanto, se dois anos após a menarca, ocorrer ausência da menstruação por três meses (amenorreia) ou se ela for irregular (intervalos entre ciclos menores que 25 ou maiores que 35 dias), deve-se consultar o endocrinologista. 
 
 Nesse caso, pode estar ocorrendo alguma disfunção hormonal endógena, como a Síndrome de Ovários Policísticos, aumento de prolactina ou problemas genéticos. A disfunção ainda pode ser provocada por peso abaixo do normal, excesso de exercício e medicamentos.
 
Entretanto, a mais comum é a Síndrome dos Ovários Policísticos, que é causa de irregularidade menstrual em 85% das jovens. Nesta Síndrome, há um aumento da produção de hormônios masculinos, que, normalmente, são secretados em quantidades muito pequenas pelas mulheres. Com isso, somado à irregularidade menstrual, anovulação e infertilidade, ela causa acne, pêlos grossos no rosto e no corpo, além de aumento do peso.
 
 Cabe ainda lembrar que a simples presença de um ou mais cistos nos ovários, em ultrassom, é comum e não configura a Síndrome de Ovários Policísticos. O diagnóstico só pode ser feito pelo endocrinologista, com base na história clínica, no exame físico e na exclusão de outras patologias.
 
Por isso, esteja sempre atenta aos sinais que o corpo dá e faça exames de rotina, ao menor sinal de mudança procure um médico e se cuide! 
 
Fonte: https://www.endocrino.org.br/ausencia-ou-irregularidade.../

Copyright © 2018 Clinica Sgarbi. Todos os direitos reservados.
RAZÃO SOCIAL: CLINICA SGARBI LTDA - CNPJ: 04.755.159/0001-77

Desenvolvido por

Este site utiliza cookies para otimizar a sua experiência de navegação. Ao continuar navegando, consideramos que você está de acordo com a nossa Política de Privacidade. Para mais informações, clique aqui.

Whats