Av. das Esmeraldas, 2899 - Jardim Tangara, Marília - SP
Email
recepcao@clinicasgarbi.com.br
Fale Conosco
(14) 3433-2423 / (14) 3433-0268 / (14) 98135-4871

GLÂNDULAS ENDÓCRINAS E SUAS PRINCIPAIS DOENÇAS

O que é Endocrinologia?

O corpo humano é formado por múltiplos órgãos (coração, pulmões, rins, etc.) que por sua vez são constituídos por células, as unidades ativas e funcionantes de cada tecido do organismo.  Para um perfeito funcionamento do organismo, há necessidade dessas células se comunicarem entre si carregando informações importantes para o controle de todas as funções orgânicas.  Essas comunicações ocorrem através de mensageiros químicos, denominados de hormônios.

Os hormônios são moléculas químicas produzidas nas glândulas endócrinas, que os liberam  na corrente sanguínea onde são transportados para outros órgãos para produzir os seus efeitos.

As principais glândulas que compõem o sistema endócrino são  a hipófise, a tireóide, as paratireóides, as adrenais (ou supra-renais), as gônadas (testículos e ovários) e o pâncreas. Além dessas, sabe-se hoje que outros tecidos são também capazes de produzirem hormônios, como o tecido adiposo (gordura), a pele, o músculo, o estômago e o intestino, entre outros.

No organismo humano e nos mamíferos em geral, o sistema endócrino, através de seus hormônios, participam do controle de quase ou de todas as funções fisiológicas do organismo. Assim, os hormônios tem importante atuação em todos os ciclos da vida, como na fertilidade e reprodução, na fecundação,  gestação  e  desenvolvimento fetal, na diferenciação sexual, na puberdade e envelhecimento e nas funções cardíacas, muscuplares, digestão, produção do sangue, humor e comportamento.

Desta forma, o sistema endócrino controla,  interage, estimula, suprime e modula todas as funções orgânicas, produzindo um estado de equilíbrio contínuo de todas as suas funções.

A endocrinologia é a ciência médica que estuda, investiga e trata todas as disfunções ou mal funcionamento do sistema endócrino.

 

Quais são as principais doenças endócrinas?

As principais doenças endócrinas são o diabetes mellitus, o hipotireoidismo e o hipertireoidismo, os nódulos e o câncer de tireóide, a osteoporose e a deficiência da vitamina D, obesidade e dislipidemias (aumento do colesterol ou triglicerídeos), a hiperprolactinemia (aumento da produção do hormônio prolactina, que estimula a produção do leite), a deficiência do hormônio de crescimento e outros transtornos do crescimento, a síndrome de Cushing (causada pelo excesso da produção de cortisol), a hipofunção da glândula hipófise, os transtornos na produção dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estradiol), a puberdade precoce (quando o desenvolvimento sexual ocorre antes de 8 anos nas meninas ou 9 anos nos meninos), a puberdade retardada (quando o desenvolvimento sexual não ocoore até 14 anos nas meninas e 15 anos nos meninos), infertilidade, o hirsutismo (excesso de pelos nnas meninas e mulheres), transtornos da produção do paratohormônio (hiperparatireoidismo e hipoparatireoidismo).   

 

 

Copyright © 2018 Clinica Sgarbi. Todos os direitos reservados.

Desenvolvido por